quinta-feira, 12 de setembro de 2013

COLORAÇÃO: COR VIVA POR MUITO + TEMPO

Tonalizar é um dos verbos mais conjugados pelo público feminino.
A maioria das mulheres adora mexer no tom natural dos fios. Sair do salão com visual diferente, muitas vezes, vale mais do que uma sessão de terapia. Agora, manter a beleza dos cabelos coloridos é que são elas e fazer a lição de casa direitinho é fundamental.

Não há escova, penteado ou chapinha que salve a aparência de cabelos ressecados, desbotados e sem brilho
.
O Hayrstylist Luiz Cintra, do salão Emília Borges (SP), explica que não há cor que resista à lavagem excessiva com xampu inadequado e exposição ao sol.
As dicas são: usar xampu e condicionador para proteção da cor é indispensável, diz Marcio Mello do salão Eclat RJ. Os produtos específicos para fios coloridos são excelentes porque em sua composição há ativos que limpam os fios com eficiência, mas não tiram a pigmentação depositada no interior das fibras capilares.

Outro item que não pode faltar é o leave-in. Este produto possui ingredientes que ajudam na fixação da cor e trata a cutícula do cabelo, evitando a perda da pigmentação nos banhos diários, ensina a hair stylist Brigitte Revollo, do salão Brigitte's Fine Arts. Também é importante não usar xampus de limpeza profunda ou sem sal que irão desbotar o cabelo ainda mais rápido.

A dica para você dar para seu colorista se ele já não souber: "existem ampolas que contém óleos específicos que podem ser misturadas ao tonalizante e ajudam a manter a pigmentação por mais tempo", confessa Marcio Mello. Outra dica é "pingar algumas gotinhas de óleo de argan ao tonalizante antes de aplicá-los nos fios. O óleo sela a cutícula e segura a cor".

Já Luiz Cintra aposta em uma poderosa hidratação pós-coloração, pois isso ajuda a evitar que o tom desbote. E para quem realiza outros processos químicos como alisamento "qualquer tratamento que necessite abrir a cutícula do fio e mexer em sua estrutura tem de ser feito antes da coloração. Pois, no processo de enxague dos  fios antes da neutralização, devido à cutícula estar aberta sempre acaba saindo uma parte da pigmentação", explica.

Em alta, os tons vermelhos são unânimes no quesito desbotamento. Porém, os platinados e acobreados também desbotam com mais facilidade. Quem aposta na mudança da cor dos fios deve investir em tratamentos profissionais para mantê-los hidratados e com brilho. Para isso, após a coloração, vale voltar ao salão em 15 dias e realizar um tratamento específico que segure a cor.

Na próxima postagem, voltarei ao tema com sugestões de tratamentos amigos da coloração, para não me alongar muito nesta!

 

Ref. Revista Cabelos & Cosméticos - nº81


Nenhum comentário:

Postar um comentário