quarta-feira, 11 de setembro de 2013

NOITE BEM DORMIDA = SAÚDE E BELEZA

Uma noite bem-dormida cultiva a boa aparência, faz muito bem para saúde e garante um corpo enxuto.
 
Durante a madrugada nosso corpo descansa: os músculos relaxam e passam por um processo de reconstrução, para se recuperarem dos impactos que sofreram nas últimas 24 horas. O cérebro continua, por sua vez, trabalhando a todo vapor. Por esta razão, uma das responsabilidades que ficam a cargo da calada da noite é o desenvolvimento cognitivo.
 
"Consolidamos a aprendizagem que tivemos no dia durante o sono. Estudos comprovam que quem dorme bem assimila os acontecimentos do dia três vezes melhor do que quem se priva das horas de repouso", esclarece Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex, empresa fabricante de travesseiros.
 
EMAGRECER DORMINDO
Para acertar as contas com a balança, você precisa garantir no mínimo 7 horas de sono todos os dias.
"Produzimos grelina e leptina durante a madrugada, hormônios que controlam a saciedade e o apetite" explica Geraldo Rizzo, neurologista do Hospital Moinhos de Vento (RS). Ao esticar as horas em alerta ocorre um desequilíbrio no organismo e todo este processo vai por água abaixo. "Como consequência, para se manter acordado, o corpo sente a necessidade de ingerir mais alimentos no dia seguinte", alerta Renata Federighi. Além disso, passar a noite em claro aumenta os níveis de colesterol no sangue e reduz o gasto calórico. Em contrapartida, uma noite bem dormida regula todas estas reações metabólicas e evita o acúmulo de gordura localizada.

O QUE CAUSA UMA NOITE MAL DORMIDA
Restringir as horas de descanso um dia ou outro causa fadiga, irritação, dores no corpo, alterações repentinas de humor e lentidão de raciocínio.
Para se livrar desses problemas e querer compensar o sono perdido na semana seguinte, avisa-se que não significa dormir por 12 horas ininterruptas. O correto é seguir uma rotina que contemple as 7 horas diárias necessárias.
Agora se esse comportamento se tornar hábito é encrenca na certa. "A privação do sono continua compromete o sistema imunológico e favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares e gastrointestinais" diz Renata. O diabetes e a hipertensão também entram nesta lista", cita Geraldo.

SONO DA BELEZA
Durante a noite ocorre a renovação celular do corpo, ou seja, sua pele e seu cabelo precisam deste sono noturno para acordar radiantes. "... uma noite mal dormida resulta em vasos sanguíneos congestionados, o que prejudica a oxigenação do local e faz aparecer as temidas olheiras, isso sem falar das linhas de expressão, que ficam mais acentuadas", avisa Denise Lage, dermatologista (SP).

Ref. Revista Corpo a Corpo - 296





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário