Essa tendência dark trouxe sucesso ao "La Nuit de L'Homme", perfume de Yves Saint Laurent lançado há quatro anos, e hoje em sexto lugar em vendas de perfume na França.
A noite, que oferece mil interpretações possíveis, exerce um efeito sobre os homens. "É o momento perigoso, inquietante, mas para aquele que tem alma de aventureiro, é também cheio de promessas. O mito do lobisomem continua fascinando", destaca Elisabeth de Feydeau, historiadora do perfume. E isso não acontece apenas no cinema. Os perfumistas tentam traduzir esta tensão nervosa em odores.
Mathilde Laurent, perfumista da maison Cartier, conta: "Para Declaration d'un Soir, eu estava procurando uma nota nobre que fizesse palpitar o coração e que subisse à cabeça. No final, escolhi uma pimenta originária do Kerala, na Índia, extraída com CO2 supercrítico." Este procedimento permite restituir uma qualidade ideal: para o nariz, a especiaria se sente amplamente, arde, antes que um toque de sândalo e alguns eflúvios de rosa cheguem para suavizá-lo.
Combinada a noz moscada, a pimenta-do-reino estimula e aquece a combinação em torno da "fougère" de "Azzaro Pour Homme Night Time".
Com o seu "Eau de Nuit", gêmeo preto e concentrado do "Eau Pour Homme", Giorgio Armani pretende criar "uma complementaridade para aqueles que amam a elegância tanto de dia quanto de noite". Como se eles vestissem um smoking depois de um dia inteiro usando camisa polo.
Quando se leva o exercício ao extremo em certos rastros, com tonalidades quentes e doces, nota-se que as mulheres ficam tão atraídas, que acabam usando também esses perfumes", descreve Karine Lebret. Absoluto de rosa, canela e neroli, alcaçuz, são o Play In The City Pour Homme de Givenchy e o Kokorico By Night de Jean Paul Gaultier.
Ref. Le Figaro Paris Chique - primavera - verão 2013
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